COMO JOGAR CARTAS DE POKÉMON






O que é um Pokémon?

Os Pokémons são criaturas misteriosas, que compartilham o mundo com os seres humanos e que podes coleccionar e treinar, para lutar contra os Pokémons de outras pessoas. O jogo de cartas baseia-se nos combates entre Pokémons, que têm habilidades de luta próprias, podendo mesmo alguns deles crescer ou evoluir, tornando-se ainda mais poderosos. Leva os teus Pokémons contigo e estarás pronto para qualquer situação!



O que é que precisas para jogar?

Tanto tu como o teu oponente precisarão de decks (ou baralhos) próprios, cada um com 60 cartas, uma moeda para tirar "cara ou coroa" e alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causada aos teus Pokémons



Quais são os diferentes tipos de cartas?


Regras Actualizadas (em pdf)


Pokémons Básicos
São as tuas cartas mais importantes (dizem Pokémon Básico no canto superior esquerdo). Eles lutam para ti, a cada jogada, contra os Pokémons do teu oponente. Até o Pokémon mais pequeno pode lançar um ataque poderoso!


Cartas de Energia
São ligadas aos teus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam nos seus ataques. Existem actualmente 7 tipos diferentes de Energia.


Cartas de Evolução
São colocadas em cima das tuas cartas de Pokémons Básicos (dizem Evolui de... no canto superior esquerdo). Elas fazem com que os teus Pokémons se tornem maiores e mais poderosos!


Cartas de Stadium
São um tipo especial de cartas de Treinador. Quando são jogadas, elas mudam as regras do jogo para ambos os jogadores. Ao contrário de uma carta de Treinador normal, uma carta de Stadium permanece em jogo até outra carta de Stadium ser jogada. Quando a nova carta entra em jogo, a anterior vai para a pilha de descarte.








Cartas de Treinador

São cartas que se usam apenas uma vez e depois são descartadas,

ajudando-te a criar estratégias de defesa e ataque.



Como é o jogo?

Tu e o teu oponente vão jogando cartas das vossas mãos por turnos. Algumas serão Pokémons Básicos, outras serão cartas de Evolução e outras ainda serão cartas de Energia. Também podes usar cartas de Treinador, que fazem com que aconteçam coisas diferentes para te ajudar a vencer. Apenas um dos teus Pokémons (o teu Pokémon Ativo) estará a lutar para ti em qualquer momento, mas podes ter outros Pokémons por trás dele (no Banco), prontos para lutarem também.
O objectivo do jogo é receberes todos os teus 6 Prémios, que foram separados no começo do jogo. Em cada turno, terás oportunidade de atacar com o teu Pokémon Ativo, o que, normalmente, causará danos ao Pokémon Ativo do teu oponente. Se o Pokémon Ativo do teu oponente sofrer uma quantidade de dano igual a, pelo menos, o total dos Pontos de Vida (PV) dele, ele será Nocauteado e tu receberás um dos teus 6 Prémios. Quando tiveres recebido o último Prémio, vences! Também vencerás se o teu oponente não tiver mais Pokémons na mesa para lutar contra o teu Pokémon.



Como venceres!

No jogo de Pokémon, podes vencer de três maneiras diferentes.

Primeira: no começo da partida, separa 6 das tuas cartas para serem os teus Prémios. Cada vez que derrotares um dos Pokémons do teu oponente, pega num dos seus Prémios e podes colocá-lo na tua mão; quando tiveres recebido todos os teus 6 Prémios, vences o jogo.

Segunda: também vences se o teu oponente não tiver mais Pokémons para lutar contra os teus.
Terceira: finalmente, vences se, no início do turno do teu oponente, o deck dele(a) não tiver mais cartas.



Como começares a jogar:

1. Embaralha o teu deck e bisca (compra) 7 cartas. Coloca o resto do teu deck à tua frente, com as cartas voltadas para baixo. Se não tiveres uma carta de Pokémon Básico na mão, mostra as cartas ao teu oponente, embaralha-as de novo com o resto do teu deck e compra outra vez 7 cartas. O teu oponente pode, então, comprar até 2 cartas extras. Se ainda não tiveres um Pokémon Básico entre as tuas cartas novas, repete este processo, mas o teu oponente pode comprar 2 cartas de cada vez que fizeres isto!
2. Tanto tu como o teu oponente escolhem um Pokémon Básico das vossas mãos e colocam-nos na mesa, voltados para baixo. Estes serão os teus Pokémons Ativos que iniciarão o jogo.
3. Coloca as 6 primeiras cartas do topo do teu deck, voltadas para baixo, à tua frente. Estas cartas serão os teus Prémios, que receberás quando os Pokémons do teu oponente forem Nocauteados. Não poderás ver estas cartas até que as recebas como Prémios.
4. Lança uma moeda ao ar e tira "cara ou coroa", para decidir quem joga primeiro.
5. Desvira todos os Pokémons Ativos que foram colocados na mesa.



O que é que podes fazer durante o teu turno?

1) Compra uma carta. Tens que começar o teu turno comprando uma carta.
2) Segue os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes desejares:
I. Coloca um Pokémon Básico da tua mão no teu Banco. Só podes fazer isto se o teu Banco tiver 4 ou menos Pokémons.
II. Coloca uma carta de Evolução sobre a carta de Pokémon Básico correspondente (marcadores de dano e cartas de Energia permanecem, mas os ataques antigos desaparecem). Não podes fazer com que um Pokémon que acabou de jogar ou evoluir, evolua de novo, assim como não podes fazer com que um Pokémon evolua no primeiro turno do jogo.
III. Liga uma carta de Energia a um Pokémon (isto só pode ser feito uma vez por turno).
IV. Usa uma carta de Treinador (faz o que ela manda e descarta-a).
V. Substitui o teu Pokémon Ativo por um dos Pokémons no teu Banco (descarta cartas de Energia ligadas ao teu Pokémon Ativo em quantidade suficiente para pagar pelo seu Custo para Recuar).
3) Ataca com o teu Pokémon Ativo, se desejares.
4) O teu turno acaba aqui.



Como atacares:

Só podes atacar uma vez durante o teu turno (mesmo que o teu Pokémon tenha dois ataques, ele só pode usar um ataque por turno). Para usar um ataque, um Pokémon precisa de tanta Energia quanta é mostrada à esquerda do nome do ataque. O símbolo
{ï} quer dizer que qualquer tipo de Energia é válido, mas os os outros símbolos exigem que as Energias sejam iguais às mostradas no ataque. Por exemplo, só podes usar um ataque que necessite de {R}{R}{ï} se o teu Pokémon tiver pelo menos 3 cartas de Energia ligadas a ele, das quais pelo menos 2 sejam Energia {R}.
Por cada 10 pontos de dano que o ataque do teu Pokémon causa (o dano está indicado à direita do nome do ataque), coloca um marcador de dano no Pokémon Ativo do teu oponente. Se, em algum momento, um Pokémon tiver sofrido uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Vida (por exemplo, 4 ou mais marcadores de dano num Pokémon com 40 PV), ele é imediatamente Nocauteado. (Um Pokémon que tenha sido Nocauteado vai para a pilha de descarte juntamente com todas as cartas de Energia ligadas a ele e, se um Pokémon Evoluído é Nocauteado, todas as cartas que estão em baixo dele são também descartadas). O jogador que Nocauteou o Pokémon pega num dos seus próprios Prémios e coloca-o na mão. O jogador que teve o seu Pokémon Ativo Nocauteado precisa substituí-lo imediatamente por outro Pokémon do Banco (se isto não for possível, ele perde o jogo).



Daqui para a frente, o que é que podes fazer?

O Kit para Iniciantes oferece uma introdução ao jogo de cartas de Pokémon, mas há muito mais para explorar!

Existem mais de 100 cartas de Pokémon diferentes disponíveis e muitos dos Pokémons possuem habilidades e poderes novos, tal como a habilidade de fazer com que o Pokémon do teu oponente adormeça, ou fique confuso. Podes encontrar algumas destas outras cartas nos outros decks de Pokémon, juntamente com um livro de regras que explica como os novos poderes dos teus Pokémons funcionam, assim como outras regras que tornam o jogo mais emocionante.

Os Decks Temáticos de Pokémon têm 60 cartas cada e podes jogá-los contra os decks
do Kit para Iniciantes (é só combinar os dois decks de 30 cartas num de 60). Também podes demonstrar as tuas habilidades de Treinador de Pokémons, construindo decks completamente diferentes, combinando cartas que possuis e jogando com estes decks com os teus amigos!

Comentários

Anônimo disse…
ola simpatizei pofunadamente o teu local Online!
Estas a praticar um optimo conhecimento, existe sempre imenso que escrever nos websites!
Eu mesmo tenho um blogue de Poker Online, passa la, e escreve também a tua impressao em http://www.estrategiapropokerbonus.blogspot.com/
Na minha opiniao no teu espaço online so deverias ter uma tool de traducao. Vou ser o mais activo na tua comunidade!
fica bem
Anônimo disse…
Mto obrigado, ajudou bastante
Anônimo disse…
N entendii

Postagens mais visitadas deste blog

Onde achar os Pokemons em fire red e leaf green

Faça seu card de treinador

Cheats Pokemon Heart gould e soul silver